Você é uma PESSOA EXTRESSADA?



O estresse pode ser gerado por fontes internas que são aquelas que vem de dentro de nós. Geralmente, são situações que nos impomos e que não percebemos, e alteram o lado emocional. Portanto, se você é uma pessoa muito exigente consigo mesmo e com as outras pessoas. Costuma centralizar as atividades no trabalho e em casa e não se permite errar, caso contrário fica muito mal com isso, tome cuidado!
Você tem uma forma de ser e um estilo de vida que gera estresse. É muito importante ainda que você tenha tempo para poder se alimentar sem pressa. Sem esquecer que é fundamental tirar férias uma vez ao ano, se desligar do trabalho no final de semana e não ficar muito preso a horários. Caso você esteja atrasado, não se culpe e não se exalte, isso não fará com que chegue mais depressa ao seu destino.
Uma outra dica muito importante para diminuir o estresse é praticar atividade física. Claro que você não precisa obrigatoriamente ir para uma academia, mas pode andar no seu bairro ou em algum parque público próximo ao local que mora, o ideal é que faça sempre da mesma forma. Por exemplo, estabeleça uma meta de andar três vezes por semana durante vinte minutos e tente seguir isto de forma consistente. Caso já faça algum tipo de atividade parabéns!! Mantenha a mesma rotina, isto só irá ajudar.
O estresse pode gerar conseqüências físicas (distúrbios respiratórios, gastro-intestinais, dor de cabeça, dificuldade de memória e concentração) e psicológicas (tensão nervosa, irritabilidade, mal estar generalizado, tristeza, depressão entre outros).
O estresse, segundo alguns pesquisadores, tem três fases: a fase de alerta quando o indivíduo percebe aquilo que o está estressando e pode lidar com isso; a fase de resistência em que o evento estressor está presente por muito tempo e o indivíduo precisa ficar o tempo todo e por um longo período lidando com ele (aí já ocorre problemas de memória e mal estar) e a fase da exaustão onde o indivíduo esgota todos os seus recursos psicológicos de lidar com o evento que o estressa (e pode ter repercussões graves como aumento da pressão arterial, psoríase e até em casos mais graves, morte súbita).
Portanto, quando ficar estressado procure verificar o que está por trás do estresse, talvez uma ansiedade, uma preocupação e procure resolver o problema antes que se agrave. Modifique sua forma de ser, seja mais light com você mesmo, respeite seus limites e não queira ser perfeito. Caso seja muito difícil fazê-lo sozinho, procure ajuda especializada.

Fonte: Insonia
Related Posts with Thumbnails
Bookmark and Share

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário