Dicas de como estudar


Estava tentando estudar mas tudo me atrapalha e me desconcentra… é a minha mãe xingando, minha irmã menor passando pra lá e pra cá, cachorro tentando abrir o portão, o viado do meu irmão esbarrando em tudo e balançando chave, o gato que mija no meu teclado e me faz ter que comprar outro, caminhão passando da rua, mulher de igreja chamando o portão, manga caindo no telhado, água pingando no banheiro, meu pensamentos que estão em outro lugar, telefone tocando pra avisar que a conta não foi paga, mulher falando que ganhei um bolsa de estudos em um curso, poeira, minha vó pedindo pra ir na loteria e muitas outras coisas que não vou citar aqui. Tá foda!
Pensando nisso, decidi criar esse post. Espero que o mesmo me ajude e ajude a você também, que passa pela mesma situação que eu…

Vamos lá:
Métodos de Estudo
Muitas pessoas se dizem “estudantes”, mas na verdade desconhecem o verdadeiro sentido da palavra ESTUDAR.
Estudar é Trabalhar!
Não é somente reler um texto na última hora, um dia antes da prova e depois de obter o retorno, em forma de notas baixas, reclamar para si mesmo: – Puxa! Eu estudei tanto!!!!
Estudar é ir à procura da Verdade!
A meta do estudante deve ser: chegar a aprender, enxergar com seus próprios olhos.
Quando uma pessoa estuda algo, ela chega a ter uma opinião própria sobre determinado assunto não dependendo de opiniões alheias para tirar suas conclusões.
Estudo é trabalho Duro, Penoso e Exaustivo que requer Empenho, Dedicação e Perseverança
Mas afinal de contas: Como estudar?????
Existem algumas técnicas que auxiliam o estudante a alcançar seus objetivos.
Se estas técnicas forem seguidas, seguramente o sucesso será alcançado e o próprio aluno perceberá que pode ultrapassar seus limites…
Fator Externo
Ambiente
O ambiente propício para o estudo deverá ser:
  • Sossegado,
  • Com boa iluminação,
  • Sem música,
  • Com uma mesa – somente com os materiais básicos para o estudo para que não haja distração com outras coisas do tipo: fotos, revistas,
  • etc,
  • Uma cadeira confortável (para se manter uma boa postura durante o estudo),
  • Um bom dicionário não pode faltar.
Fator Interno
Motivação e auto disciplina
“Um homem sem objetivos não sabe para onde vai”
Um fator que determina o bom estudo é a vontade de querer saber mais, sem esta vontade o aluno não chegará a nenhum lugar. Para que isto aconteça o aluno deve saber onde quer chegar, enfim, ter os seus objetivos bem definidos!!!
A auto disciplina entra aí como um auxiliar do estudante que deve treinar-se para ter domínio sobre a fantasia, imaginação, emoções e impulsos.
A constância vence as impressões de falso cansaço que frequentemente nos assaltam.
Planejamento e Organização
Tempo
É importante que o aluno separe um tempo para estudar.
A escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos pessoais no decorrer da semana. Mas se faz necessário um empenho por parte do estudante para descobrir seus horários vagos e se dedicar ao estudo.
1. Descobrir os períodos de tempo vagos.
2. Selecionar aqueles períodos do dia em que você se sente mais “disposto”(Ex: há pessoas que trabalham melhor à noite, outros logo ao amanhecer…)
3. Separar pelo menos duas horas para estudo, mas, entre uma hora e outra descansar 15 minutos (saia do ambiente de estudo e faça algo para descansar a mente).
Somente em último caso estude mais que estas 2 horas porque é melhor que você tenha 2 horas de estudo por dia com uma certa frequência ( por exemplo:4 vezes por semana) do que 4 horas em um só dia.
Anotações em Sala de Aula
As anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo, pois elas são pessoais, ou seja, o aluno escreve com suas palavras o que está entendendo da aula, quando nós anotamos algo estamos usando não somente as memórias visual e auditiva. Quando escrevemos algo memorizamos mais!!!!!
  • Prepare um caderno para anotações ou utilize o próprio caderno da matéria a ser estudada, porque quando fazemos anotações em qualquer folha corremos o risco de perdê-la!
  • Crie o hábito de rever as anotações quando chegar em casa, ao revê-las podemos relembrar coisas importantes que deixamos de anotar durante a aula.
  • As anotações também podem ser feitas em forma de “MIND MAPPING”
Obs.: Estas anotações são muito úteis também para serem usadas durante: Palestras, Exposições de Trabalhos, Vídeos, etc.
Estudando em Casa
Com o hábito saudável de estudar com uma certa constância você nunca estará com muitas matérias “difíceis” para “tentar decifrar”!
Tudo será uma grande REVISÃO deixando o estudante mais despreocupado, pois ele tem o domínio da matéria!!!
1º Passo
Ler o conteúdo a ser estudado despreocupadamente.
2º Passo
Ler o conteúdo sublinhando o que você está achando mais importante no texto.
3º Passo
Fazer um questionário sobre o que foi lido. (lembre-se que este material é seu por isso tente abordar todos os aspectos do texto!!!! Não seja um traidor de si mesmo!!)
4º Passo
Fazer um “Mapa Mental” do material (observando cores diferentes para as ramificações)
5º Passo
Se houver exercícios para serem feitos a hora é agora. Depois de ter seguido todos estes passos você não encontrará dificuldades em resolvê-los.
Dica de Aprofundamento
Muitos alunos ficam apenas com o que o professor aborda em sala de aula e por este motivo, muitas vezes, não chegam a compreender o conteúdo.
Uma dica legal para que o estudante finalmente se liberte e possa discutir e analisar os fatos com mais profundidade é a PESQUISA.
Muitas vezes atitudes simples nos ajudam a ter mais conhecimento sobre fatos e, por este motivo, ser vista como uma pessoa “interessada”.
Levar para a sala de aula um recorte de jornal, ou de uma revista sobre o tema estudado é um modo simples de aprofundamento.
Quando a matéria requer exercícios, como por exemplo matemática, o estudante deve procurar em livros de outros autores exercícios diferentes, e a partir destes, o próprio aluno poderá criar os seus.
Estudando Exatas
A matemática sempre foi um “bicho de 7 cabeças” para o estudante.
Com a aplicação do estudo sistematizado esta MÁ FAMA deverá sumir!
As dicas são basicamente as mesmas:
  • Prestar atenção às aulas fazendo anotações
  • Tentar resolver alguns exercícios em sala, formulando assim perguntas para o professor.
  • Quando chegar em casa: REVISÃO!!! Escreva observações e perguntas, se as tiver.
  • Pesquisar outros livros é muito importante para o domínio da matéria!!!
Dica
“PERGUNTAR É SINÔNIMO DE INTELIGÊNCIA E INTERESSE, POIS QUEM NÃO PERGUNTA É PORQUE PROVAVELMENTE ESTÁ COM A MENTE VOANDO FORA DA SALA DE AULA”
"Quem Pergunta é tolo por 5 minutos, quem não pergunta é tolo pra sempre"
Seguindo estes conselhos práticos o estudante, sem sombra de dúvidas, irá alcançar êxito em sua carreira e, é claro, que este êxito se refletirá em boas notas!
BONS ESTUDOS! Acho que agora você consegue passar nas recuperações da escola… rs

Fonte: Insonia
Related Posts with Thumbnails
Bookmark and Share

3 Comentários:

Fulano de Tal disse...

Vc podia trocar essa parte:"PERGUNTAR É SINÔNIMO DE INTELIGÊNCIA E INTERESSE, POIS QUEM NÃO PERGUNTA É PORQUE PROVAVELMENTE ESTÁ COM A MENTE VOANDO FORA DA SALA DE AULA", por essa:" Quem Pergunta é tolo por 5 minutos, quem não pergunta é tolo pra sempre"

Dan disse...

prontinho! descidi não trocas... mas sim adicionar :D

Anônimo disse...

EU TENHO UM GRAVE PROBLEMA, NÃO CONSIGO ESTUDAR NA ESCOLA EM MEIO A OUTROS ALUNOS.

Postar um comentário